Páginas

Seja bem vindo (a)!

Blog criado pela comunidade do Orkut 'Pe Fábio é Jesus na minha vida!'
Clique aqui e participe!


sábado, 1 de maio de 2010

Bienal recebe palestra do Padre Fábio de Melo

30/04/2010


Reprodução da capa do livro, que estará à venda na 4ª Bienal do Livro de Rio Preto

A 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto recebe o Padre Fábio de Melo e o educador Gabriel Chalita, no dia 1º de maio, às 9h30, no Anfiteatro da Swift. Ambos farão a palestra “Conferência entre Amigos”, que fala sobre o livro “Cartas entre Amigos – Sobre Ganhar e Perder”, de autoria dos dois e que será lançado nesta quinta-feira (28/4).

As indagações do mundo real e os dilemas cotidianos são objetos das reflexões sobre ganhar e perder compartilhadas entre o padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita. As cartas nascem das afinidades intelectuais de duas mentes motivadas e envolvidas com seu tempo.

A visão dos temas cotidianos é ampliada pela leveza dos diálogos entre a ética e a estética, entre o bem e o belo, abrindo novas possibilidades. Experiências, opiniões e emoções que se desenvolvem e se condensam em uma só voz, permeada pela esperança na amizade, no amor, na simplicidade e na fé como caminhos para um mundo melhor.

“Cartas entre Amigos - Sobre Ganhar e Perder” traz para suas reflexões obras de grandes escritores de nossa literatura, como Machado de Assis, Castro Alves, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon, João Cabral de Melo Neto, entre outros. O livro resulta em um entrelaçar de textos na construção de palavras geradoras de esperança, uma obra anunciadora de um futuro em que a solidariedade, a empatia, a compaixão, o respeito e alegria sejam protagonistas.

Trechos do Livro

“Irmão querido, não é possível agir sem antes sentir. Aqui falo da vitória do sentimento sobre a insensibilidade. Da canção de liberdade que carece de intérpretes.” – Gabriel Chalita - “Primeira carta”

“(…) O tecido pobre, opaco, ganha vida ao ser costurado ao lado do tecido sedoso e vibrante. Tecer colchas de retalhos é como realizar um ritual. É descobrir os caminhos que os próprios tecidos sugerem. Há uma notícia escondida em cada cor. Há um sentimento abscôndito em cada retalho, coisas que aos tempos idos pertencem. A vida se registra com generosidade sobre as coisas.” – Fábio de Melo - “Quarta carta”

Sobre os autores

Fábio de Melo é sacerdote católico, formado em filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (SC) e em teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP), em cuja diocese atua. É pós-graduado em educação e mestre em teologia sistemática pelo Instituto Santo Inácio, de Belo Horizonte (MG). Como compositor e cantor, tornou-se uma das principais vozes da nova música cristã. É autor de vários livros em diversos gêneros: ensaios teológicos e filosóficos, crônica e conto.

Gabriel Chalita é graduado em direito e filosofia, mestre em ciências sociais e direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em comunicação e semiótica pela mesma universidade. Sua obra hoje compreende cinquenta títulos, abrangendo vários gêneros, da poesia aos ensaios de filosofia e direito, do infantil aos contos e romances. Foi secretário da Educação do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação. É professor dos programas de graduação e pós-graduação da PUC de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Educação. Foi o vereador mais votado do Brasil nas eleições de 2008.

Serviço
4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto
Palestra “Conferência entre amigos” - Padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita
Data: 1º de maio
Horário: 9h30
Local: Anfiteatro da Represa Municipal



Fonte: Entre Redes


Clique aqui e participe da nossa comunidade no Orkut 
Pe Fábio é Jesus na minha vida

Nenhum comentário:

Leia também: