Páginas

Seja bem vindo (a)!

Blog criado pela comunidade do Orkut 'Pe Fábio é Jesus na minha vida!'
Clique aqui e participe!


sábado, 18 de dezembro de 2010

Prefeitura de Penedo divulga programação do Bom Jesus dos Navegantes

A Prefeitura de Penedo divulgou na manhã desta sexta-feira (17) a programação oficial da tradicional festa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo que em 2011 acontecerá nos dias 07,08 e 09 de janeiro. Com início na sexta-feira, 07, o evento que acontece em sua 127ª edição, terá como atrações da noite as bandas Badalada, Harmonia do Samba e Forró dos Plays.
Na noite do sábado a festa promete arrastar uma verdadeira multidão à Orla de Penedo com a realização dos shows das bandas Axerife, Tarrachinha e Tatau, ex-araketu.
No domingo, data em que acontece o ponto alto da festa com a realização da procissão fluvial com a imagem do santo protetor dos navegantes, o dia será unicamente celebrado com a programação religiosa. Neste dia os festejos serão encerrados com o show cristão do Padre Fábio de Melo.
Desde a manhã do domingo uma programação esportiva com Corridas rústica, de ovo, perna de pau e jerico promete animar aos nativos e visitantes. Também haverá Futvoley, Voley de Areia, Futebol de Areia e Corrida de Canoas. A partir das 15 horas a imagem do Bom Jesus percorre algumas ruas e será embarcada numa balsa para deslizar sobre as águas do Velho Chico em procissão fluvial.
 
História

A celebração ao Senhor dos Navegantes foi introduzida no Brasil pelos portugueses católicos, segundo historiadores, com a chegada da família real ao Brasil, pela Bahia, em 1808.
Há 127 anos a festa é realizada em Penedo, cidade histórica localizada às margens do Rio São Francisco em terras alagoanas. Nas primeiras edições a celebração acontecia na Igreja Conventual Franciscana de Nossa Senhora dos Anjos, sendo realizada em 1914 a última festa no convento. Nessa época o senhor Antonio José dos Santos, conhecido como Antonio Peixe-Boi, procurou o Mestre Cesário Procópio dos Martyres para que fosse feita a imagem do Bom Jesus dos Navegantes, que agora em 2010 completa 95 anos de existência.
 
por Rafael Medeiros
 
Fonte: Aqui acontece

Clique aqui e participe da nossa comunidade no Orkut 
Pe Fábio é Jesus na minha vida

Nenhum comentário:

Leia também: