Páginas

Seja bem vindo (a)!

Blog criado pela comunidade do Orkut 'Pe Fábio é Jesus na minha vida!'
Clique aqui e participe!


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Festa da padroeira de Natal começa hoje


A festa de Nossa Senhora da Apresentação, organizada pela Arquidiocese de Natal, inicia sua programação hoje, com o Cortejo do Rosário, no qual 70 imagens da santa serão conduzidas até a Pedra do Rosário. A apresentação da Orquestra Sinfônica marcará a abertura do evento. No dia 26 de novembro, o padre Fábio de Melo fará um show no colégio Salesiano São José, na Ribeira.


Imagem da padroeira sendo carregada no Machadão durante evento em 2009 Foto:Eduardo Maia/DN/D.A Press
Nos anos anteriores, a festa tinha duração de 10 dias, encerrando-se no dia 21 de novembro, data em que a santa foi encontrada no Rio Potengi por um grupo de pescadores em 1753. A expectativa dos organizadores é otimista. De acordo com o padre Aerton Sales, espera-se uma maior participação das paróquias e grupos pastorais. "Como o encerramento acontecerá no domingo, também esperamos a presença das pessoas vindas do interior do estado", declara. "Será um momento de intregração, no qual a comunidade se reunirá em comunhão, em um momento de união", acrescenta o sacerdote.

Nesta quinta-feira, primeiro dia do evento, está programada a celebração da missa na Catedral Metropolitana às 15h30. Em seguida, às 16h30, o primeiro Cortejo do Rosário parte em direção à Pedra do Rosário, onde se localiza a imagem de Nossa Senhora da Apresentação. O cortejo será organizado por alas, formadas pela Banda dos Escoteiros, Escolas e Pastorais da Paróquia da Catedral. As 70 imagens que peregrinaram nas residências dos fiéis da Paróquia da Catedral serão conduzidas na procissão. Às 18h, a Procissão da Bandeira sairá da Pedra do Rosário até a Catedral Metropolitana, onde haverá o hasteamento das bandeiras e a apresentação da Orquestra Sinfônica do RN.

As atividades de comemoração prosseguem até o dia 21, com novenas e missas na Catedral Metropolitana e na antiga Catedral. No último dia, um domingo, haverá a tradicional missa pela manhã, às 5h na Pedra do Rosário. Às 7h, a celebração será na antiga Catedral e às 10h, na Catedral Metropolitana. A missa de encerramento ocorre às 17h, em frente a Catedral Metropolitana.

Tradição
A imagem da santa foi encontrada por pescadores há 257 anos, no dia 21 de novembro de 1753, às margens do Rio Potengi. Quando a rede foi lançada, encontram um caixote encalhado em uma pedra com a imagem da santa trazendo um menino em uma das mãos e na outra, um rosário. Junto à imagem, estava uma mensagem que dizia: "Onde está imagem parar, nenhuma desgraça acontecerá".

Desde então, a santa virou padroeira de Natal e ficou conhecida por Nossa Senhora da Apresentação, já que o dia 21 de novembro representa para o calendário litúrgico da Igreja Católica o dia em que se festeja a apresentação do menino Jesus no Templo, quando ele tinha cerca de 12 anos de idade. Um dos momentos mais marcantes do período de homenagens à Nossa Senhora da Apresentação é a missa onde cerca de 20 mil pessoas comparecem para prestigiar a padroeira da cidade.

Abertura

15h30 - Celebração da missa na Catedral Metropolitana de Natal

16h30 - Cortejo do Rosário - partida da Catedral Metropolitana com destino à

Pedra do Rosário

18h - Procissão da Bandeira - da Pedra do Rosário até a Catedral Metropolitana

Fonte: Diário de Natal



Clique aqui e participe da nossa comunidade no Orkut 
Pe Fábio é Jesus na minha vida

Nenhum comentário:

Leia também: