Páginas

Seja bem vindo (a)!

Blog criado pela comunidade do Orkut 'Pe Fábio é Jesus na minha vida!'
Clique aqui e participe!


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Catedral Cristo Rei será construída em Belo Horizonte


A Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte apresenta aos fiéis o projeto da Catedral Cristo Rei - Santuário da Divina Misericórdia, dentro das comemorações de seus 90 anos. O projeto, elaborado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, prevê a edificação de um grande templo, que terá capacidade para receber, em sua parte interna, 5 mil fiéis. A praça externa, que compõe o complexo arquitetônico, poderá acolher outras 15 mil pessoas. A Catedral será a sede definitiva da Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte e reunirá todas as Pastorais, além dos meios de comunicação e o Memorial Arquidiocesano.

Catedral é a Igreja principal de um bispado ou arcebispado. No próximo sábado, dia 2 de julho, o arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai apresentar aos fiéis os detalhes da catedral definitiva da Arquidiocese. A apresentação ocorrerá durante um momento de espiritualidade, no ginásio do Mineirinho, que também contará com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joaquim Mol, do padre Fábio de Melo e da cantora de músicas católicas Celina Borges. O encontro está marcado para as 13h30 e os fiéis podem buscar os convites, que são gratuitos e limitados, em suas respectivas paróquias.


Uma ideia que nasce com a Arquidiocese

A ideia de construir a Catedral Cristo Rei em Belo Horizonte é antiga, vem desde o início da Arquidiocese, com seu primeiro , Dom Antônio dos Santos Cabral. Quando o primeiro chegou à capital mineira, no dia 30 de abril de 1922, para instalar a diocese criada pelo Papa Bento XV em 11 de fevereiro de 1921, encontrou muitos desafios. Um deles era construir a Catedral da cidade, que contava com três igrejas: São José, Nossa Senhora da Boa Viagem e Nossa Senhora do Rosário. Dom Cabral escolheu a nova edificação da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem para ser a Catedral provisória de BH. Em 1936, após realização do Congresso Eucarístico Nacional na capital mineira, Dom Cabral decidiu iniciar a construção da Catedral Definitiva, a Catedral Cristo Rei, que seria edificada onde hoje se localiza a Praça Milton Campos. Porém desafios e percalços, circunstâncias e dificuldades, necessidades e urgências adiaram por décadas esse grande sonho.


A retomada do projeto

Em 2004, o Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, ouvindo perguntas sobre a Catedral Definitiva, decidiu retomar o projeto e o desafio de refletir o papel importante da Catedral para a região: lugar da espiritualidade, da cultura e da educação, da arte e do cuidado com os pobres, do pensamento e do diálogo. A partir de avaliações, ficou definido que o projeto só valeria a pena se fosse edificado num lugar que marcasse o epicentro da região metropolitana. Assim, foi adquirido um terreno em frente à estação do Metrô Vilarinho, na Av. Cristiano Machado. Em 2005, Dom Walmor viajou ao Rio de Janeiro e pediu, pessoalmente, ao arquiteto Oscar Niemeyer que concebesse o projeto da Catedral Cristo Rei. Convite aceito, um ano depois, em 2006, o arquiteto apresenta uma arrojada proposta que, nos anos seguintes, ainda seria retrabalhada e discutida. Até que, em 2010, Oscar Niemeyer assina o contrato referente aos projetos do Conjunto Arquitetônico Catedral Cristo Rei.

De acordo com Oscar Niemeyer, será a última catedral que ele fará. O projeto “tem tudo o que um arquiteto pode querer: aspectos relacionados à estrutura, luz, contraste da forma e da natureza. É uma arquitetura rica, complexa e abrangente”, sintetiza Niemeyer.

O Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, enfatiza a importância do projeto, não só para a região metropolitana, mas para todo o estado, lembrando que “cada Catedral é compromisso com o Reino de Deus”. Dom Walmor lembrou que, ao escolher Oscar Niemeyer para conceber o projeto, considerou a importância do renomado arquiteto para Belo Horizonte. A partir dos traços de Niemeyer surgiu o complexo arquitetônico da Pampulha, um dos principais cartões postais da capital mineira, obra que projetou internacionalmente o nome do arquiteto.

Fonte: Canção Nova Notícias


Clique aqui e participe da nossa comunidade no Orkut 
Pe Fábio é Jesus na minha vida

Um comentário:

guiomar disse...

no dia 2 de julho será apresentada aos fieis a Catedral Cristo Rei que terá a possibilidade de acolher dentro da Catedral 5 mil pessoas, e na parte externa acolherá 15 mil pessoas. Nessa apresentação contará com a presença de PADRE FABIO DE MELO E A CANTORA CELINA BORGES.Será um espetáculo os fiéis receberão ingressos grátes.

Leia também: