Páginas

Seja bem vindo (a)!

Blog criado pela comunidade do Orkut 'Pe Fábio é Jesus na minha vida!'
Clique aqui e participe!


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Transladação atrai em massa a juventude para honrar Nossa Senhora


Da Redação
Secretaria de Comunicação

A juventude predominou na Trasladação da imagem de Nossa Senhora no sábado (9). A partir do "Sim de Maria", quando a Virgem aceitou a missão de ser a genitora do salvador da humanidade, todos acompanharam a romaria para pagar as graças alcançadas após invocar a padroeira dos paraenses.

O evento religioso, que começou antes do horário previsto, tem como percurso o caminho inverso do Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro. Iniciou com a celebração de uma missa no Colégio Gentil Bittencourt, às 17h, e seguiu com os devotos da santa fazendo todos os tipos de homenagens até a Igreja da Sé, chegando pouco depois do horário estimado, 23h.

As manifestações dos romeiros para agradecerem à Mãe de Jesus Cristo ocorreram de todas as formas, desde crianças vestidas de anjos até caminhar todo o percurso com objetos na cabeça. Um deles foi o mecânico Wilson Benigno Gomes, de 26 anos, que fez a promessa no ano de 2007 para conseguir um emprego. O agradecimento seria carregar a réplica da imagem da santa em gesso do início ao fim da Trasladação enquanto tiver saúde.

Outra que fez questão de demonstrar sua fé pela graça alcançada foi Glauce Daniel da Silva, de 26 anos, que percorreu todo o trajeto da romaria carregando uma pequena casa feita em madeira. "Eu trabalho como operadora de caixa e o meu marido estava desempregado. Não tínhamos onde morar, então pedi à Nossa Senhora para ela conceder a graça de eu ter uma casa. Veio a partir do emprego que o meu marido conseguiu e por um dinheiro que a minha avó deixou antes de morrer", testemunha ela.

Mas, a maior revelação de fé dos devotos da santa é acompanhada na corda, um dos principais símbolos da festividade nazarena. Jovens, em sua maioria, disputavam cada espaço, por menor que fosse, para cumprir a promessa feita. A aprovação no vestibular predominava entre os motivos do sacrifício.

Nessa situação estava a estudante de veterinária Renata Sousa Santiago, de 19 anos, que prometeu seguir a Trasladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré na corda até 2011. "Hoje (sábado) entrei e saí duas vezes, porque é muito cansativo. Mas, vou chegar na Sé até o fim, mesmo que seja preciso entrar e sair várias vezes", enfatizou ela, certa de respeitar mais um ano o compromisso feito à sua padroeira.

Homenagens - As homenagens foram também demonstradas por moradores dos prédios localizados ao longo das avenidas Nazaré, Assis de Vasconcelos e Boulverd Castilho França. As oficiais, segundo o diretor César Neves, foram sete e as maiores se concentraram nos prédios do Colégio Nazaré, Banco do Brasil, no Banco da Amazônia, Caixa Econômica e também a que é feita pelos estivadores, na Castilho França.

A queima de fogos e apresentações musicais marianas foram as principais homenagens. O coral Canto Pará, da sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Belém, inovou a homenagem com um repertório religioso em ritmo de carimbó, dance e até reggae.
Outra que fez a romaria parar por alguns instantes foram as apresentações da cantora Fafá de Belém e do padre Fábio de Melo, emocionando a todos os romeiros.

O diretor da Festa do Círio comentou que "a tranquilidade da Trasladação dá-se pelo trabalho e apelo feito aos romeiros, para continuar firme e sempre andando sem parar. O que só acontece quando eles querem também acompanhar as homenagens feitas à Nossa Senhora".

Edna Nunes - Secom

Fonte: Pará - Portal do Governo 


Clique aqui e participe da nossa comunidade no Orkut
  Pe Fábio é Jesus na minha vida

Nenhum comentário:

Leia também: